Conheça nossos serviços

Gestão Estratégica: reestruture a contabilidade da sua empresa em tempos de crise

Data: 29/05


Gestão Estratégica: reestruture a contabilidade da sua empresa em tempos de crise

Se uma empresa está sem condições suficientes de vender seus produtos ou serviços, se ela está com seu time em suspensão ou com redução de jornada, então é o momento dela começar a pensar mais na sua operação, e imaginar como ela irá conseguir se sobressair e como ela conseguirá crescer mesmo em processo de pandemia e de isolamento que a sociedade enfrenta. Sabemos que essa crise não será para sempre e que uma hora ela irá passar, da mesma maneira que os momentos bons e os momentos ruins acabam, também, essa fase ruim chegará ao seu fim. Mas em períodos de incertezas e onde temos todas as expectativas voltadas para o término da pandemia, pois não sabemos concretamente se iremos passar mais trinta dias, sessenta dias ou se vamos pendurar com o isolamento por mais tempo, é preciso entender a realidade do negócio e entender se ele consegue se adaptar e sobreviver, analisando se a vida financeira da empresa consegue se manter durante a crise. Busque um profissional contábil para lhe auxiliar e faça a gestão empreendedora do seu negócio, a contabilidade poderá lhe atender, lhe orientar melhor e tirar todas suas dúvidas relacionadas, traçando as melhores soluções de ação para seu negócio.

Para um empresário iniciar seu negócio, ele precisa executar o processo de abertura de empresa juntamente com um escritório de contabilidade para lançar sua empresa de forma eficaz no mercado. Para se diferenciar da sua concorrência e se tornar uma empresa que atua na estratégia a nível gerencial dos clientes a assessoria de uma boa contabilidade, também, deve ser levada em consideração, principalmente durante a crise. Além de preparar a vida financeira, o profissional contábil pode contribuir na visão estratégica da empresa. Destacamos algumas principais ações.

Análise do cenário econômico

contador poderá estudar o cenário que sua empresa se encontra e fazer uma análise de swot, destacando quais são as forças e fraquezas da sua empresa com as oportunidades e ameaças do mercado. Isso mostrará possíveis caminhos para traçar as ações e soluções do seu negócio. Apesar do momento difícil, é possível encontrar oportunidades de investimento e em meio ao caos, pense positivo, existe segmentos que ganham mais visibilidade e poder durante a crise, escolha enfrentar e passar esse momento de forma mais segura e eficaz. 

Cria inovações no seu negócio

Ter o pensamento positivo e buscar novas formas de inovação no seu negócio é fundamental em momento de turbulência. Tenha criatividade e aproveite o momento em prol da organização e em busca de oportunidades. Identificar novas formas de inovar é importante para que a empresa continue rendendo bons frutos. Mas antes a empresa deve alinhar as novas decisões com a realidade financeira que ela se encontra. A gestão contábil da sua empresa irá trabalhar os novos comportamentos de acordo com as métricas dos custos e despesas obrigatórias que possui sua organização.

Auxilia no controle de gastos e despesas

Em de crise econômica, acontece uma retração de mercado e a empresa precisa reduzir os seus gastos e despesas. Precisa pensar numa ação colaborativa para a sobrevivência financeira da empresa, a partir disso o contador irá iniciar o processo de contabilidade estratégica do seu negócio, auxiliando e analisando quais são os gastos que a empresa tem com a produção do seu produto e se realmente é a hora de rever políticas de vendas, preços, custos e outros. Nesses períodos de turbulência no mercado, a atenção com o fluxo de caixa pode ser a chave para enfrentar a crise. O profissional de contabilidade poderá ajudar a gestão enxergar exatamente quanto a empresa tem gastado e quanto está voltando para sua receita. Com essa análise é viável fazer o corte dos custos com gastos e despesas que não tenham muita importância no momento e que não afetem diretamente a empresa e os colaboradores, por exemplo. 

Orientação sobre regras e medidas do governo

Se planejar de acordo com as mudanças das regras e datas de pagamento de algumas obrigações que ocorrem frequentemente no governo, durante momento de crise. O profissional contábil tem a expertise e as informações corretas para orientação da empresa nesse momento, de acordo com seu segmento, sobre as novas datas dos pagamentos dos tributos no governo. Ele poderá programar esses pagamentos de forma mais assertiva para evitar possíveis multas e para aproveitar as postergações dos pagamentos, seguindo assim com a elaboração de novo planejamento financeiro do fluxo de caixa da empresa.

 

Fonte: Anexo Gestão Contábil


Subir ao topo